Friday, April 6, 2007

Espartano


"300" é capaz de ser um dos mais admiráveis filmes da era CGI - foi filmado em 60 dias e levou mais de um ano de pós-produção. Mas além da obra visualmente poderosa, colada tal como "Sin City" ao álbum gráfico em que se inspira, pouco mais há a dizer sobre o mesmo. Frisar que o Irão ficou irado com a história (pudera, os Persas, povo que habitou aquele território e ascendentes dos modernos iranianos são retratados como gente vil e tirânica) ou que Gerard Butler é um perfeito Leónidas tornou-se um lugar comum. De resto, os actores são meros acessórios neste festival de fogo-de-artifício, e a história vulgar e historicamente incorrecta. O pasmo que se sente na sala de cinema - que, no meu caso, foi potenciado pelo suposto ecrã com a altura de três andares das galerias do Campo Pequeno (uma fraude!) -, é tão instantâneo e momentâneo que, dez minutos depois, já foi recambiado para a área das mais acessórias e dispensáveis memórias. Se tivesse que atribuir Óscares nas categorias técnicas, este "300" seria com certeza um vencedor. Mas, no cômputo geral, não merece mais do que duas... estrelitas.

1 comment:

Ricardo said...

Viva,

No global estou de acordo. O filme é visualmente inovador - pelo menos segue a inovação que foi Sin City - e estou rendido à eficácia do uso do CGI neste contexto.

Já a história, com h minúsculo e maiúsculo, é fraquita...

Boa Páscoa,

Sabe tudo aqui

Google