Fantasporto precisa de ajuda
Que tal exercemos pressão sobre os organismos estatais que negligenciam consecutivamente a Cultura e, neste caso, só um dos mais importantes festivais de cinema do Mundo?
O Fantasporto encontra-se actualmente numa posição muito complicada no que se refere aos apoios do Estado ao Festival. O mais antigo festival portuguêsde cinema de imagem real e imagem de marca, via Turismo de Portugal no estrangeiro, vai ficar sem saber as verbas com que pode contar vindas doEstado Português numa altura muito próxima do início do certame. Normalmente, a primeira parcela do apoio que lhe é atribuído via ICA surge nesta altura do ano e, até este momento ainda não fecharam as candidaturas dos eventos cinematográficos ao Ministério da Cultura.
Só no final de Julho é que as propostas poderão vir a ser analisadas por um júri nomeado pelo ICA que atribuirá as verbas que entender a cada evento por ele considerado merecedor de apoio do Estado.O Fantasporto já se dirigiu às Exma Sra Ministra da Cultura, abordou o tema com o Exmo Sr. Secretário de Estado e deu conhecimento ao Exmo Senhor Presidente da Direcção do ICA das suas preocupações dado que a verba doEstado é fundamental para a segurança do evento. Note-se que o Fantasporto recebe há já mais de 6 anos a mesma verba do Estado, situação que lhe parece injusta tendo em conta a enorme evolução do certame e os investimentos que tem realizado no evento.
Por outro lado, é importante referir que o garante da continuidade do Fantasporto neste momento é a UNICER/Super Bock que ao patrocinar o festival durante três anos, garante um suporte financeiro fundamental para a realização do evento. Na edição de 2008 manter-se-á, na Praça D. João I a tenda multimédia, conforme pré-acordado com a Câmara Municipal do Porto e que alarga a presença do festival no centro da cidade com a utlização diária do Teatro Sá da Bandeira.
O Festival Internacional de Cinema do Porto regressa em 2008 para a 28ª edição, entre os dias 25 de Fevereiro e 9 de Março, nos Teatros Rivoli e Sá da Bandeira bem como em algumas salas de cinema em centros comerciais do Litoral Norte do país. Num acordo feito com a Lusomundo Audiovisuais o Fantasporto vai chegar a mais salas e mais longe. Vão ser utilizadas cinco salas de cinema, uma por cada centro comercial do Grande Porto, podendo ainda o acordo englobar salas de cinema em centros comerciais de Braga e de Aveiro. A ideia nasceu de um repto lançado pelos vereadores da cultura dasautarquias da Área Metropolitana do Porto, no sentido do Fantasporto serealizar nos vários municípios em redor da cidade.
Fonte: Cinema Novo CRL, organizadores do Fantasporto
No comments:
Post a Comment