Vida Interior a 11/10
Já há data de estreia para "A Vida Interior de Martin Frost" (The Inner Life of Martin Frost), a nova incursão de Paul Auster na realização. O filme parte do subtexto de "O Livro das Ilusões", uma das suas últimas obras e consiste, nas palavras do escritor-cineasta, numa "parábola misteriosa sobre um escritor e a sua musa", num registo "em parte drama, em parte comédia". Em Portugal, onde foi integralmente rodado, vamos poder ver a película produzida por Paulo Branco a partir de 11 de Outubro.
Auster, a par de Michael Cunningham é, na minha modesta opinião, um dos mais interessantes escritores norte-americanos da actualidade. A sua obra não é, contudo, consistente. Há livros melhores que outros, alguns mais sentimentais, outros secos e rebuscados. Por vezes até pretensiosos - como "A Noite do Oráculo", onde há referência a um enigmático caderno português de que nunca se ouviu falar. Mas a sua escrita obedece a um estilo muito próprio e é sobretudo intrigante a forma como Auster escreve livros dentro de livros.
Eu estou curioso por ver o filme protagonizado por David Thewlis, Iréne Jacob, Michael "The Sopranos" Imperioli e Sophie Auster. Parece-me que vem aí coisa boa, embora a crítica internacional - leia-se norte-americana - não tenha sido meiga a pontuar o filme com uma estrela.
No comments:
Post a Comment