Friday, June 29, 2007

Pérolas do Ano I: "As Vidas dos Outros"


Aproveitando a reposição das grandes obras cinematográficas estreadas em Portugal entre Junho de 2006 e este mês, nas salas Medeia, tem início esta secção semanal, uma espécie de tributo ao que de melhor vi nos cinemas no último ano. A abrir, o obrigatório "As Vidas dos Outros".

Poucos filmes são capazes de recriar o ambiente nostálgico de um passado tão recente como este "Das Leben der Anderen". Nem de abordar um época turbulenta em termos políticos e sociais com tanto rigor e humildade. O filme de estreia do alemão Florian von Donnersmarck é um marco na cinematografia europeia, principalmente por conseguir aproveitar a História do seu País, sem devaneios nem fogo-de-artífico, trazendo ao grande ecrã um filme terrivelmente sincero. Assim como nós já deviamos ter feito sobre o Estado Novo e a opressão da polícia política e, acima de tudo, sobre as suas vítimas, numa altura em que Salazar virou mito para uma sociedade dotada de uma memória tão débil.

Um dramaturgo (Sebastian Koch) e uma actriz (Martina Gedeck) da Alemanha de Leste vivem um romance que teria tudo para dar certo, não fosse o primeiro pertencer a uma certa elite intelectual revolucionária, e a segunda alvo de desejo de um ministro da Cultura. Quando a luxúria dá lugar ao despeito e à vingança, o escritor passa a ser vigiado por um agente (excelente Ulrich Mühe, sósia de Kevin Spacey) de uma Stazi omnipresente e omnipotente, que faz da tortura instrumento de captura. Mas em cada rebanho, há uma ovelha tresmalhada. E, naquele caso, um homem capaz de desobedecer pela auto-consciência. E por amor.

Vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, "As Vidas dos Outros" começa com um perturbador interrogatório que rapidamente resvala para a tortura. Numa sala de aula, um professor explica aos seus alunos, com recurso à gravação daquele episódio, que a coacção é o único meio de obter a desejada confissão. Naquele momento, concluímos aquilo que manuais escolares ou filmes como "A Lista de Schindler" já nos ensinaram: a humanidade está equipada com os mais requintados mecanismos de crueldade. Mas o que poderia ser apenas mais uma obra em traços gerais sobre a ditadura é, acima de tudo, uma história sobre pessoas. E de como um romance - ou qualquer relação entre homens - pode ser tão vulnerável e estilhaçável se não existir liberdade, principalmente a de expressão.

"As Vidas dos Outros" é também uma lição: de como um organismo, uma instituição como a Stazi, polícia política comparável à nossa Pide, é feita de homens, não uma máquina imune à emoção. E de como um único homem pode mudar aquelas vidas, mesmo sujeito aos entraves hierárquicos. O filme de Donnersmarck desenvolve-se sem pressa, entranhando-se nos espectadores, fazendo-os viver ou reviver uma época onde cada lar poderia estar armadilhado com microfones, instalados com um único propósito: comprometer a nossa existência. E, acima de tudo, fazendo-nos abanar a cabeça de incredulidade. E, assim, concedermos o devido valor à dádiva de podermos conversar abertamente na nossa sala, sem termos de ligar a aparelhagem no máximo. 5 estrelitas

Quero ser um Tranformer!


Sabem como é que decorreram os castings para "Transformers"?
Ora vejam lá...

Monday, June 25, 2007

Transformers no Second Life


Numa iniciativa inédita, a Paramount Pictures apresenta "Transformers" no ciberespaço, mais concretamente no "Second Life", a tal vida paralela que até dá dinheiro e que, diz-se, constitui o embrião da net do futuro. Basta clicarem aqui para assistirem à conferência de imprensa sobre o filme, em ambiente virtual (na foto).


Fantasporto precisa de ajuda


Que tal exercemos pressão sobre os organismos estatais que negligenciam consecutivamente a Cultura e, neste caso, só um dos mais importantes festivais de cinema do Mundo?

O Fantasporto encontra-se actualmente numa posição muito complicada no que se refere aos apoios do Estado ao Festival. O mais antigo festival portuguêsde cinema de imagem real e imagem de marca, via Turismo de Portugal no estrangeiro, vai ficar sem saber as verbas com que pode contar vindas doEstado Português numa altura muito próxima do início do certame. Normalmente, a primeira parcela do apoio que lhe é atribuído via ICA surge nesta altura do ano e, até este momento ainda não fecharam as candidaturas dos eventos cinematográficos ao Ministério da Cultura.

Só no final de Julho é que as propostas poderão vir a ser analisadas por um júri nomeado pelo ICA que atribuirá as verbas que entender a cada evento por ele considerado merecedor de apoio do Estado.O Fantasporto já se dirigiu às Exma Sra Ministra da Cultura, abordou o tema com o Exmo Sr. Secretário de Estado e deu conhecimento ao Exmo Senhor Presidente da Direcção do ICA das suas preocupações dado que a verba doEstado é fundamental para a segurança do evento. Note-se que o Fantasporto recebe há já mais de 6 anos a mesma verba do Estado, situação que lhe parece injusta tendo em conta a enorme evolução do certame e os investimentos que tem realizado no evento.

Por outro lado, é importante referir que o garante da continuidade do Fantasporto neste momento é a UNICER/Super Bock que ao patrocinar o festival durante três anos, garante um suporte financeiro fundamental para a realização do evento. Na edição de 2008 manter-se-á, na Praça D. João I a tenda multimédia, conforme pré-acordado com a Câmara Municipal do Porto e que alarga a presença do festival no centro da cidade com a utlização diária do Teatro Sá da Bandeira.

O Festival Internacional de Cinema do Porto regressa em 2008 para a 28ª edição, entre os dias 25 de Fevereiro e 9 de Março, nos Teatros Rivoli e Sá da Bandeira bem como em algumas salas de cinema em centros comerciais do Litoral Norte do país. Num acordo feito com a Lusomundo Audiovisuais o Fantasporto vai chegar a mais salas e mais longe. Vão ser utilizadas cinco salas de cinema, uma por cada centro comercial do Grande Porto, podendo ainda o acordo englobar salas de cinema em centros comerciais de Braga e de Aveiro. A ideia nasceu de um repto lançado pelos vereadores da cultura dasautarquias da Área Metropolitana do Porto, no sentido do Fantasporto serealizar nos vários municípios em redor da cidade.

Fonte: Cinema Novo CRL, organizadores do Fantasporto

Sunday, June 24, 2007

Originalidade sobrenatural



Um é habitado por vampiros, o outro por fantasmas... Um é um clássico de um mestre do terror, estreado há quase uma década; o outro duvido que ascenda a tanto, e estreia na próxima semana nos EUA... Mas, nos posters, são praticamente iguais.

Sabe tudo aqui

Google