Saturday, September 15, 2007

"Capacete Dourado": novo trailer


O novo trailer do promissor "Capacete Dourado", de Jorge Cramez. Estreia a 20 de Setembro.

O filme que o caso Madeleine McCann fez adiar

"Gone Baby Gone", de Ben Affleck, baseado no romance do mesmo autor de "Mystic River". O enredo demasiado coincidente com o desaparecimento de Madeleine McCann, na Praia da Luz, conduziu ao adiamento da sua estreia no Reino Unido.

Queer Lisboa já rola


Começou hoje o Queer Lisboa 11, Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, que decorre no cinema São Jorge até 22 de Setembro. Vale a pena passar por lá (bilhetes a 3 euros, 2 com desconto).

Blindness preview


A primeira imagem de Julianne Moore em "Ensaio Sobre a Cegueira" ("Blindess"), gentilmente "cedida" pelo Viciado em Cinema e TV.

Thursday, September 13, 2007

O encanto de Oh


O Fernando Meirelles que me perdoe, mas não resisto a reproduzir aqui parte do seu novo post sobre a rodagem de "Ensaio Sobre a Cegueira". O texto que se segue é um tributo: a Sandra Oh e ao carisma.


"Às vezes fico olhando para estes atores carismáticos para entender de onde vem a atração que exercem, tentando descobrir o que eles têm que nós, reles normais, não temos. A Sandra Oh (de Sideways) tem isso de sobra. Na primeira vez que a encontrei ela já havia me causado forte impressão, lembro até da cor do seu vestido (e em geral não sei dizer nem a cor da roupa que eu mesmo estou vestindo). Era azul, claro. Fomos apresentados pelo roteirista e diretor Alexander Payne, na ocasião nem sabia que ela era atriz, estávamos em Cannes e achei que ela fosse uma esposa acompanhando o marido na estréia de seu filme (All About Smith). E a esposa me impressionou.

De onde vem tamanha presença? De qualquer maneira fiquei feliz quando ela mesma pediu para fazer alguma pontinha neste filme, qualquer que fosse. Ela é canadense, grande amiga do Don McKellar, nosso roteirista, e por isso insistiu numa participação afetiva. Criamos então umas poucas linhas para a Ministra da Saúde, justificando assim sua viagem de Los Angeles até Toronto para apenas um dia de filmagem. Depois de muita negociação ela conseguiu convencer os produtores da série Grey’s Anatomy a lhe dar esse dia livre. Valeu. Com a mulher em quadro não sobra nada para ninguém. Um papel mínimo, que a princípio seria feito por um figurante, virou um papel de verdade. Esta foi a lição do dia: qualquer papel merece um grande ator (e qualquer grande ator consegue transformar um papel). "

Wes Craven ensandeceu!


Lembram-se desta inenarrável obra de pseudo-terror de Wes Craven?


Pois bem, vai haver "remake", programado para estrear em 2009. E novamente sob a batuta de Craven. Será que aquele acredita que é desta que alguém vai levar isto a sério? À terceira...

(Já agora, vejam lá se descobrem quem era o Harold Pinter do original. Uma pista: co-protagonizou uma série de culto.)

Entretanto, contemplem o que Wes Craven andou a produzir. Intitula-se "The Breed", é sobre uma matilha de cães assassinos e, na verdade, mais um tiro no pé daquele que já foi um dos autores de culto do cinema de terror e fantástico. Estreia a 10 de Janeiro de 2008 em Portugal.

Monday, September 10, 2007

China, China!

China walks down the steps towards Martim Moniz Square in Lisbon, Portugal. As she passes by, children cry out: "China, China!". China will fly. Fly away by dawn. All she wants is to be happy. But China drinks her own poison. She drinks it to the last drop. Sometimes the air seems to be laden with evil and purgatory but a child's playground.

Esta é a sinopse de "China, China", o novo filme de João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues, realizador de "O Fantasma" e "Odete". Estreia a 13 de Setembro em Portugal.

Diário de "Blindness"


Fernando Meirelles está a escrever um diário virtual sobre a rodagem de "Ensaio Sobre a Cegueira" (Blindness), onde descreve com humor os episódios que têm marcado o projecto. Vale a pena ler, nem que seja para concluir que, muitas vezes, um realizador não é um ser omnipotente e autoritário a quem toda a máquina obedece. As inseguranças e as expectativas por vezes frustradas também fazem parte da profissão.

Sobre a contracena entre Mark Ruffalo e Julianne Moore: "Com a pausa, a Julie perdeu um pouco a emoção, mas em compensação o Mark foi encontrando seu tom. Meia hora depois da primeira tomada tudo já estava mais técnico, mais preciso, ainda que já não tão vivo. Paramos então com a minha promessa aos atores que depois de montada a cena, se precisássemos, refilmaríamos. A Julie implorou para não ter que passar pela mesma coisa novamente."

Sobre as origens do projecto: "Em junho recebi um e-mail de um produtor canadense, que eu não conhecia, me perguntando se eu já havia lido José Saramago e se teria interesse em uma adaptação de um dos seus romances. Para ser simpático respondi: manda. Três dias depois, chegou em um envelope com um roteiro em inglês. Era Blindness, o Ensaio Sobre a Cegueira.Devem existir milhares de diretores no mundo. O que fez com que aquele texto viesse cair justamente em minhas mãos? Essas coincidências são assustadoras."

Sobre Saramago: "Apesar de feliz pelo encontro, aquela noite me deixou apreensivo. Por ter sempre recusado a vender os direitos de seus livros para adaptação (“cinema destrói a imaginação”) achei que ele não estivesse interessado no filme.Para meu desespero, estava enganado. Ele está interessado sim, perguntou várias vezes quando ficaria pronto ou quando poderia assistir algo. Depois do nosso encontro, me mandou um e-mail dispondo-se a colaborar caso eu precisasse e dizendo-se totalmente confiante em relação ao nosso trabalho. Antes não estivesse tão confiante assim, o risco de uma grande decepção seria menor."

Sunday, September 9, 2007

A Violência dos Inocentes: "Black Sheep", a crítica


Terminou hoje a primeira edição MoteLx, o primeiro Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que decorria no cinema São Jorge, em Lisboa. Ficou prometido, numa sala a necessitar urgentemente de ar condicionado e de cadeiras novas, de que haverá nova edição para o ano - espera-se que com legendagem a sério. Eu fui ver o neozelandês "Black Sheep", que encerrou o evento, logo a seguir à curta realizada pelo brasileiro Ivan Cardoso e protagonizada pelos participantes do workshop.

"Black Sheep" é um profundo gozo. A "Os Pássaros" de Hitchcock, aos filmes de zombies, vampiros e lobisomens, aos ambientalistas e aos vegetarianos, aos clichés useiros deste género de cinema. Enfim, a tudo o que deu na telha ao realizador e argumentista. Para nosso estado de graça...

Henry Oldfield apanhou um valente susto em criança provocado pelo seu irmão Angus que o traumatizou para a vida: é incapaz de conviver com ovelhas. Quinze anos depois, ainda em terapia, resolve regressar às raízes. Entretanto, um casal de ambientalistas vegetarianos tenta recolher provas de que o laboratório de Angus, agora um proeminente criador de ovelhas, está a produzir em massa bichos geneticamente modificados. E estão mais que certos: basta uma das "provas" para se certificarem de que o Mundo está prestes a... balir.

Para que conste, os efeitos especiais deste "Black Sheep" foram maquinados pela mesma empresa que "emprestou" os seus conhecimentos à trilogia de "Senhores dos Anéis". Portanto, se estão à espera de efeitos visuais ao estilo "troma", desenganem-se. As ovelhas mutantes e sanguinárias estão maquiavelicamente assustadoras, e o espectáculo é "gore" no verdadeiro sentido da palavra.

O argumento, simples e linear, não é a mais valia do filme - e nem sequer os actores que, apesar de alguma piada, parecem amadores. Mas conseguir um pulo da cadeira e uma gargalhada em simultâneo não é tarefa fácil. De tal modo, que quase nos sentimos idiotas pelo arrepio na espinha perante espectáculo tão bizarro - e nojento. Algumas da opções de quem urdiu a história são circunstanciais e demasiado convenientes, é um facto, mas na realidade, uma vez cosida esta manta de trapos, temos um dos mais divertidos espectáculos do cinema de terror/humor dos últimos anos. Como frisou o organizador do MoteLx, os filmes do certame são obras que raramente chegam ao circuito comercial, por não "serem adolescentes a matar adolescentes". Neste caso, são ovelhas a matar homens e só esta ideia peregrina merecia ser vista com mais atenção, e por mais pessoas. 3 estrelitas



Horror


Fechou mais uma votação Movies: Confidential. O resultado não deixa margens para dúvidas: com 43% dos votos, "O Exorcista", de William Friedkin, perdura como o filme mais assustador de todos os tempos. Não é um feito inédito: em revistas cinéfilas, é quase certo ocupar o pódio em votações do género.

Certo é que, mais de 30 anos volvidos, a atmosfera gélida e psicologicamente intensa da obra protagonizada pela pequena Linda Blair e pela veterana Ellen Burstyn continua a fazer escola, sem nunca ter sido eficientemente igualada - talvez porque Friedkin exigiu mais dos actores e da cenografia quando hoje se privilegia o trabalho das grandes empresas de efeitos especiais.
Seguem-se, na escolha dos leitores, "The Shining", de Stanley Kubrick, o primeiro episódio da desequilibrada saga "Pesadelo em Elm Street", de Wes Craven e "Evil Dead", de Sam Raimi, todos com 18% dos votos. "O Silêncio dos Inocentes", de Jonathan Demme, ocupa o terceiro lugar. Curiosamente, nem "O Tubarão" nem "The Thing", de John Carpenter, conseguiram alcançar um único voto, quando figuram invariavelmente em listas deste tipo. "Poletergeist", "Aliens: o Recontro Final" e "Saw" ficaram com apenas 6% dos votos.

Sabe tudo aqui

Google