Thursday, September 6, 2007

Bob Thornton e Kim Basinger juntos


Depois de "American Psycho" e "Regras da Atracção"... "The Informers", o novo filme inspirado em mais uma obra do polémico autor Bret Easton Ellis. Com Billy-Bob Thornton e Kim Basinger, numa história situada em Los Angeles, em 1983. Um executivo da indústria cinematográfica, a sua mulher, a sua amante, estrelas rock e um vampiro são obrigados a conviver na sua busca pela juventude eterna. Para já, só mesmo o poster (brilhante).

Promoção anti-balas: "Shoot'em Up"


É inacreditável o que se faz actualmente para promover um filme. Ora vejam o que se produziu propositadamente para publicitar "Shoot'em Up", realizado por Michael Davis, com Clive Owen, Paul Giamatti e Monica Bellucci, que estreia hoje nos Estados Unidos...


Monday, September 3, 2007

De Palma mais polémico que nunca


"Redacted", o novo e polémico filme de Brian de Palma aclamado no Festival de Veneza e vaiado pelos americanos conservadores. Consta por aí que esta história sobre a alegada violação de uma adolescente iraquiana por tropas ao serviço de Bush, e o consequente extermínio da sua família, vai fazer História. Eu, se fosse o De Palma, não punha era os cotos em solo americano...

Para já, só há vídeo da longa ovação de pé a que o cineasta teve direito nesta edição do festival italiano.

Sunday, September 2, 2007

Face oculta, e bem oculta (crítica)



"A Face Oculta de Mr. Brooks" é um dos mais intrigantes e bem urdidos "thrillers" dos últimos anos. Esta história sobre um serial-killer empático e com um certo charme intelectual - Hannibal Lecter será o seu paradigma, Tom Ripley no mesmo nível - ganha por subentender mais do aquilo que mostra.

Uma coisa é certa: sai-se da sala de cinema com um turbilhão de questões e quanto mais tentamos juntar as pontas, mais nos atolamos no lodo. Será que é assim tão evidente que a filha de Earl Brooks herdou a sede de morte do seu pai? Terá ela assassinado o colega de liceu? A que imagem corresponde Marshall, o alter-ego de Brooks: será uma simples representação do seu pensamento ou do seu pai? Terá ele realmente parado dois anos, ou terá assassinado nesse hiato vestindo outras personagens ("matei de muitas outras formas", diz ele no final)? Terá ele apenas prazer no que faz ou sofre do distúrbio de personalide múltipla? Seja qual for a resposta, nada disto é comprovável: a história é contada através da mente tortuosa de Brooks e seja qual for o pensamento, nada nos garante que seja verdadeiro.

Como primeiro episódio de uma trilogia, é provável que muitas das dúvidas sejam desfeitas num próximo capítulo. Mas, até lá, o filme de Bruce A. Evans deixa-nos a matutar. E se para muita gente parece ser óbvio o que se mostra, a verdade é que a película deve ser analisada nas entrelinhas e assim como Brooks muda de direcção como quem despe uma camisa, também nós deveremos colocar em causa aquilo que nos é sugerido como tendo acontecido. Repito: praticamente tudo o que vemos é-nos dito por Earl Brooks e pelo seu demoníaco "grilo falante", Marshall.

Como em qualquer "thriller", há falhas. Os subplots que envolvem a personagem de Demi Moore, uma polícia com um trajecto pessoal identificável com o do "serial killer" que persegue, são por vezes inconsistentes, principalmente devido ao "casting" pobre do núcleo da actriz e ao tratamento desleixado das personagens. Por exemplo, o inescrupuloso assassino Meeks assemelha-se mais a um "inofensivo" delinquente de bairro do que ao monstro que nos impingem antes de o conhecermos. Por outro lado, embora as cenas de acção sejam exemplarmente montadas, sente-se alguma falta de atenção nos pormenores. Tal acontece na sequência de tiroteio num corredor às escuras em que as personagens estão literalmente frente a frente sem serem atingidas.

Com este filme, Kevin Costner parece ter renascido das cinzas. O actor imprime a contenção e o perfeccionismo necessários para a construção da sua personagem e é surpreendente a química com o sempre eficaz William Hurt, seu alter-ego. Marg Helgenberger é correcta no papel da esposa de fachada compreensiva, mas subaproveitada. Veremos se a mulher que dá brilho a CSI: Las Vegas "arranca" a sério na sequela. 3 estrelitas

"Saw IV" já tem site


Jigsaw está de volta, mesmo a tempo do Halloween! "Saw IV" estreia a 26 de Outubro nos states. E o site oficial já está disponível aqui.

Rendition


Quando um indivíduo egipcío suspeito de terrorismo desaparece subitamente num voo de África para Washington, a sua mulher norte-americana (Reese Witherspoon) viaja para a capital disposta a desafiar o Governo e a CIA. Simultaneamente, um analista dos serviços secretos (Jake Gyllenhaal) que testemunha o interrogatório pouco ortodoxo a que é sujeito o egípcio numa unidade secreta fora dos Estado Unidos começa a pôr em causa a idoneidade da sua profissão.

Do mesmo realizador de "Tsotsi" (e do muito aguardado "Wolverine"), vencedor do Óscar de Melhor Filme, "Rendition" estreia a 12 de Outubro nos EUA. Também com Meryl Streep e Alan Arkin.


O Escafandro e a Borboleta


Estreia a 11 de Outubro em Portugal "O Escafandro e a Borboleta", o novo filme de Julian Schnabel ("Antes Que Anoiteça", "Basquiat"), que Johnny Depp rejeitou protagonizar por incompatibilidade de horários com a rodagem de mais um episódio da insipiente saga "Pirata das Caraíbas". Uma decisão pouco acertada, na minha opinião - este filme proporcionava-lhe material para Óscar, como podem ver pelo trailer.

Aos 43 anos e no auge da sua carreira profissional, Jean-Dominique Bauby, editor da Elle
francesa, sofreu um acidente vascular cerebral que lhe paralisou o corpo inteiro… excepto um olho, e a mente. Prémio para Melhor Realização no Festival de Cannes de 2007.

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