Thursday, June 21, 2007

O Gato e a Branca


Com a morte do rei de "Bué, Bué Longe", Shrek vê-se obrigado a procurar o digno substituto para o reino encantado que, mesmo não sendo o sucessor directo do pai de Fiona, terá melhores capacidades que um desajeitado ogre para gerir tão vasto e arranjadinho território. Mas a demanda do pouco escrupuloso "Príncipe Charmoso" pelo trono vai reunir os vilões das fábulas e histórias infantis contra os delicados protagonistas que sempre tiveram direito ao "e viveram felizes para sempre".

Este "Shrek" é de facto, e como indica o título, apenas o terceiro. Não há grandes novidades, a história é simples, formulaica, e assiste-se a um retorno de situações anteriores e das habituais alusões a filmes como "Os Anjos de Charlie". É certo que o argumento não é inspirado e as personagens deliciosas, como a vaidosa Branca de Neve, não são suficientemente desenvolvidas, mas esta sequela cumpre o objectivo de entretenimento. Se algumas das piadas são secas e exaustas, outras conduzem mesmo à gargalhada, à semelhança dos filmes anteriores.

"Shrek, o Terceiro" peca pelo excesso de intervenientes e por cunhar a saga animada de "soap opera". Depois das birras dos primeiros encontros, temos o namoro, o casamento e os filhos e como diz o "Burro" na recta final, "cheira-me a Shrek Júnior". Depois disto, talvez um divórcio ou netos, mas a mim cheira-me mesmo que vêm aí os "spin offs": o "Gato das Botas", brilhante interpretação de Antonio Banderas, já está na forja. E, quanto a mim, a Branca de Neve também poderia regressar, adornada por aves canoras ou a surrar brutamontes. Sem borrar a maquilhagem, claro. 2 estrelitas

Preciosidade


"Taxidermia", um curioso filme húngaro que segue três gerações de homens, incluindo um obeso especialista em "corridas" de comezainas, um embalsamador de gatos gigantes e um outro que cospe fogo do pénis, concorreu ao Grande Prémio do Fantasporto e, boas notícias para todos os cinéfilos, tem distribuição assegurada em Portugal, pela Lusomundo. Check the trailer...


Última oportunidade!


Para quem perdeu os melhores filmes do ano, não vale a pena ficar a carpir. Por cortesia da Medeia/Atalanta, vão ser exibidos, no cinema Nimas, em Lisboa, as mais belas obras cinematográficas estreadas em Portugal entre Junho de 2006 e Junho deste ano. Com um preço único de 3,5 euros por sessão.
Das dezenas de filmes que vão passar, destaco os que perdi e que quero ver:

1. "Uma Verdade Inconveniente", de Davis Guggenheim, quarta e quinta, 27 e 28 de Junho
2. "Marie Antoinette", de Sofia Coppola, terça, 10 de Julho;
3. "Transe", de Teresa Villaverde, sexta, 13 de Julho;
4. "Obrigado por Fumar", de Jason Reitman, domingo, 22 de Julho;
5. "A Ciência dos Sonhos", de Michel Gondry, segunda, 23 de Julho;
6. "Body Rice", de Hugo Vieira da Silva, terça, 7 de Agosto;
7. "Inland Empire", de David Lynch, terça e quarta, 28 e 29 de Agosto.

Para terminar, uma sugestão: o sítio onde podem encontrar todas as novidades sobre os festivais e produções europeias.

Tuesday, June 19, 2007

500% Kitano


Takeshis', de Takeshi Kitano, estreia a 30 de Agosto em Portugal.

Em alusão (ou gozo) aos seus inúmeros alter-egos cinematográficos, o actor-realizador-argumentista-produtor japonês Takeshi Kitano realizou em 2005 este "Takeshis'", sobre um actor proeminente, Beat Takeshi, que conhece um sósia chamado Mr. Kitano, ele próprio um aspirante à arte da representação. Este encontro vai desencadear violentos e surreais acontecimentos no percurso do primeiro.


Monday, June 18, 2007

Brain Questions


Em resposta ao repto do brain-mixer...

O que é para ti um MAU filme?

O que promete e não cumpre; o que não sabe aproveitar uma excelente premissa; o que tem mais fogo-de-artifício do que emoção; o que é descarada e pretensiosamente produzido a pensar nos Óscares; o que simplesmente ignora os pequenos momentos do quotidiano; o que para atingir os fins, descarta os meios; o que tem actores de segunda e uma história de terceira; os que têm a Hillary Swank ou a Charlize Theron demaquilhadas para ganharem a estatueta; os que, como já alguém disse, têm Steven Seagal aos pontapés; os que parodiam os outros pela piada fácil.

Remakes ou sequelas: Havendo apenas estas duas escolhas sem opção de recusa, qual assistirias?

"Remakes", por que conseguem ser outros filmes e, não raras vezes, melhores que o original. As sequelas só servem para acrescentar personagens, adicionar situações patéticas e encher ainda mais os bolsos aos estúdios.

Que tipo de filme português gostarias de ir ver ao cinema?

"Thrillers" inteligentes. O estripador de Lisboa, as superstições do interior do País (as cobras que são atraídas pelo leite materno, por exemplo), os monstros dos Descobrimentos, os raptos de miúdos, o "serial killer" de Santa Comba Dão, o processo Casa Pia... temos tanto e tão bom material.

Que cliché cinematográfico já não tens pachorra para ver novamente?

Tantos: o da mamalhuda que cai quando é perseguida pelo assassino, o do final explicadinho até à exaustão em "flashbacks", a morena que é a cabra e a loira a vítima...

Qual o teu fan video preferido?

Não ligo a fan videos. Mas o trailer do "Cellular" que alguém produziu reúne duas divas: Kim Basinger e Nina Simone. Não podia haver melhor combinação.

A quem desafias este questionário?

"A Criatura" a 9 de Agosto


Quando já perdia a esperança, eis que "The Host: A Criatura", estreia em Portugal a 9 de Agosto após arrasar na Coreia, onde bateu recordes históricos de bilheteira, convertendo-se num dos filmes coreanos de maior êxito internacional. Com premiados efeitos especiais do estúdio The Orphanage ("Piratas das Caraíbas", "Superman Returns" e "Harry Potter e O Cálice De Fogo"), o filme tem a realização de Bong Joon-Ho, premiado como Melhor Realizador no festival Fantasporto 2007. No dia de sua apresentação no festival a imprensa publicava: “Fantas Revela Hoje o Melhor Novo Monstro do Século”.

The Host foi um dos filmes seleccionados para a exclusiva Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes, recebeu 6 Korean Film Awards, entre eles de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhores Efeitos Especiais, e conquistou na Catalunha, no Festival de Cine Fantástico de Sitges, o Prémio de Melhores Efeitos Especiais e Prémio Orient Express-Casa Ásia de Melhor Filme. A New York Magazine foi taxativa – “Um dos melhores filmes de monstro já realizados”.

O FILME
Os habitantes de Seur observam surpresos à plena luz do dia um estranho objecto pendurado na ponte do rio Han. Na realidade, trata-se de uma monstruosa criatura mutante, que ao despertar começa a atacar as pessoas em seu redor. Um dono de quiosque à beira-rio contempla horrorizado a captura de sua filha pelas garras do monstro. Enquanto o exército se empenha em caçar a criatura, este homem simples de muita coragem e a sua família decidem empreender uma caçada por sua própria conta, na esperança da sobrevivência da miúda.

A imprensa comentou...

“Fantas revela o melhor novo monstro do século” JORNAL DE NOTÍCIAS, PT.
“Nota de louvor para os efeitos especiais produzidos” PORTUGAL DIÁRIO, PT.
“Nunca houve um filme de monstros como THE HOST” VARIETY, EUA.
“O mais excitante e divertido filme de monstros em anos” LA WEEKLY, EUA.
“Sensacional… Um verdadeiro escândalo”, THE NEW YORK TIMES, EUA.
“Um dos melhores filmes de monstros já realizados” NEW YORK MAGAZINE, EUA.
“Ao nível de Tubarão”, AINT’T IT COOL NEWS, EUA.
"Extremo e evocando Tubarão, Alien e Godzila juntos, THE HOST é um MONSTRO" BBC, UK.
“O pior: absolutamente nada” FOTOGRAMAS (REVISTA PREMIERE), ESPANHA.
"Um antes e depois no cinema de monstros" EL MUNDO, ESPANHA.
Fonte: Notro Films

Sunday, June 17, 2007

Sugestões para a semana que se avizinha


Três sugestões para esta semana:
1. "Dear Wendy", escrito por Lars Von Trier e protagozinado por James "Billy Elliot" Bell;
2. "Die Hard 4.0: Viver ou Morrer", o regresso de Bruce Willis como John McClane;
3. "Shrek, o Terceiro", desta vez com mais e melhores (?) personagens, incluindo uma neurótica equipa de princesas.

Eis os trailers dos dois primeiros...





Sabe tudo aqui

Google