Monday, October 8, 2007

Preview: "A Outra Margem"


Quer-me parecer que vem coisa boa deste "A Outra Margem", de Luis Filipe Rocha, com Filipe Duarte (premiado como "melhor actor" na última edição do festival de Montréal), Maria D'Aires e Maria João Luís. Estreia a 25 de Outubro.

Trailer 1


Trailer 2

De novo cego

Foto: Adriano Lima/Futura Press


Sorver o diário de "Blindness" tornou-se um hábito. E Fernando Meirelles, no meio da azáfama da rodagem, lá vai relatando os bastidores da obra a partir do aclamado romance de José Saramago. É certo que fico quase sempre embevecido com o que o cineasta brasileiro escreve, principalmente no que diz respeito às suas percepções sobre as pessoas e os lugares. Mas há alturas em que fico francamente aterrado com a hipótese de vir a destruir as imagens mentais que criei quando li e reli o livro. Depois do seu fascínio à volta de Sandra Oh, Meirelles permitiu agora que o execrável Rei da Camarata 3, facínora da pior espécie, surja no filme de unhas pintadas, uma sugestão do actor que interpreta o papel, Gael García Bernal. Para cúmulo, parece que a personagem vai ter um toque cómico. Ora, eu já frisei aqui, confio plenamente no trabalho de Meirelles e sei que uma adaptação é sempre uma criação. Mas vamos com calma para não abandalhar o espírito do livro - olhe que os fãs são capazes de morder.

As melhores "tiradas" de Fernando Meirelles, "roubadas" do seu diário:

"Para que o personagem não fosse confundido como uma drag-queen em potencial, ou para que o espectador não achasse que estivesse assistindo a “Má Educação-II” ao ver o mexicano com as unhas pintadas, antes de rodar a primeira cena do Rei pedi que ele encontrasse o esmalte por acaso, enquanto falava seu texto. A idéia era fazer o uso do esmalte parecer mais acidental e menos intencional. Só que ele foi muito mais longe e fez metade da cena mais concentrado no esmalte do que em seu texto"


"O vilão cruel ficou parecendo um trapalhão que havia fumado três baseados [charros], alheio ao sofrimento que estava provocando ao seu redor. Um cara mais irresponsável do que perverso e talvez por isso mesmo até mais assustador"


"Dormi mal na noite anterior. Não consegui parar de ficar organizando mentalmente tudo o que precisaria acontecer e pensando em que ordem filmar. Às 6 da manhã eu já estava no saguão do hotel. Lá fora um vento katrínico nas copas das árvores e as rajadas de chuva contra as vidraças pareciam efeito especial mal feito, de tão exagerado"

"Ouço sempre histórias de diretores que maltratam equipe e atores para conseguir o que buscam, mas infelizmente não me encaixo nesta categoria. Fico com pena de todo mundo"

As faces de Bob Dylan



Um sério candidato aos Óscares, este "I'm Not There", de Todd Haynes.

Estreia a 21 de Novembro nos EUA.

Sunday, October 7, 2007

Olha, olha...


Olha ele, sem óculos (numa estreia directa para vídeo)...


E olha quem está de volta, com a mesma peruca... (com estreia a 1 de Novembro em Portugal)


Joost agora realmente democrático


Para os leitores que ainda me pedem convites para o Joost, fiquem a saber que o programa já está disponível para TODOS! Cliquem aqui e descarreguem a versão beta 1.0. And have fun!

Sabe tudo aqui

Google