Saturday, June 16, 2007

Ovelha Negra


Está prestes a estrear nos EUA "Black Sheep", um thriller gore em tom de comédia do neo-zelandês Jonathan King. O conceito - experiências genéticas tornam dóceis ovelhas em impiedosos predadores - parece idiota, mas o resultado é curioso.


Últimos trailers "Ordem da Fénix"


Os dois últimos trailers para televisão de "Harry Potter e a Ordem da Fénix" ("Harry Potter and the Order of the Phoenix"), o primeiro dos quais a incidir sobre a fabulosa Imelda Staunton ("Dolores Umbridge"). Estreia a 12 de Julho em Portugal.




Friday, June 15, 2007

Luc Besson ensandeceu


Onde pára o Luc Besson de "Leon, o Profissional" ou "O Quinto Elemento"? Porque é que insiste em escrever e produzir estas "coisas"? "Taxi 4", mais um insipiente episódio da saga, estreia a 14 de Junho em Portugal. Eu, friso já, NÃO vou ver!


Tributo: "Amor Cão"


No currículo de Alejandro González Iñarritu constavam apenas uma curta-metragem e um telefilme quando explodiu para o Mundo com "Amor Cão" ("Amores Perros"), em 2000. Este filme definiu um estilo pessoal para as obras seguintes, inspirou cineastas e argumentistas norte-americanos e despertou o interesse por uma certa geração de realizadores mexicanos, que inclui Guillermo Del Toro e Alfonso Cuáron, dois conterrâneos a jogar na mesma divisão. No entanto, nenhum destes é capaz de captar a crueza da realidade com tamanha objectividade.

"Amor Cão" é um cruzamento de histórias, com início num acidente de viação e onde, aparentemente, o único ponto comum é o amor exarcebado por canídeos. Um rapaz sem condições financeiras coloca o seu pitbull a render em lutas clandestinas, para ajudar a sustentar o sobrinho e poder fugir com a cunhada; uma manequim de sucesso, paralisada na sequência de um desastre, vê o seu caniche desaparecer sob o soalho da casa para onde se mudou com o amante e a relação a desabar entre a busca pelo cão e os dias depressivos em cadeiras de rodas; um sem-abrigo misterioso, antigo assassino a soldo, vive rodeado por uma matilha de cães até entender que a vida não faz sentido distante da filha.

É na solidez com que cruza estes três "plots" que Iñarritu se revelou não só como uma excelente realizador, como um brilhante contador de histórias. O anacronismo em que estas se alinham - só mais tarde se entende a relação entre elas -, é essencial para manter o espectador na expectativa de compreender uma associação nunca evidente nos primeiros minutos. Admito que as minhas sequências favoritas são as que envolvem a modelo, e o seu desespero pelo cão que se enfia por tempo indeterminado pelo chão. É no retrato da futilidade daquela mulher, do seu contexto e das suas efémeras aspirações - uma crítica social também presente nos restantes segmentos - que o realizador demonstra a sua versatilidade em abordar diferentes ambientes, uma espécie de tubo de ensaio para o seu magistral "Babel". Algo que o argumentista e realizador sobrevalorizado Paul Haggis jamais conseguiu atingir com o seu "Crash: Colisão", tão óbvio e descarado que chega a ser constrangedor (não sei se repararam, mas não há personagem que nos primeiros 20 minutos não profira um comentário racista, não vá o espectador alienar-se do assunto do filme).

É também em "Amor Cão" que Iñarritu dá oportunidade a Adriana Barraza, actriz injustiçada na última cerimónia dos Óscares. E é em "Amor Cão" que este Robert Altman dos nossos dias, soberbo na montagem e na diversidade, prova que há mais e bom cinema para além do país que lhe faz fronteira. 5 estrelitas

Wednesday, June 13, 2007

Na passerelle de Outono


Como se de um desfile de moda se tratasse, antecipo aqui as "tendências" para a próxima estação: o Outono, porventura das melhores altura do ano para ir ao cinema - acabaram-se os "blockbusters" e começa a corrida aos Óscares. E os "modelitos" são...

1. Resident Evil 3: Extinção, Russell Mulcahy, com Milla Jovovich - estreia a 11 de Setembro em Portugal;
2. The Brave One (trailer), de Neil Jordan, com Jodie Foster - estreia a 25 de Outubro;
3. 30 Dias de Escuridão, de David Slade, com Josh Hartnett - estreia a 15 de Novembro;
4. Beowulf, de Robert Zemeckis, com Anthony Hopkins, Angelina Jolie (na foto) e John Malkovich - estreia a 29 de Novembro.

Sunday, June 10, 2007

Um português em "Saw IV"


"Saw IV" que, pelo que vi n'"O Legado" só poderá funcionar como prequela, já está em pré-produção. E, desta vez, a acompanhar os sádicos Amanda e Jigsaw, estará um tuga! Trata-se do actor Justin Louis (nascido Luís Ferreira), natural da ilha Terceira, Açores, que já fez uma perninha no CSI: Miami e consta agora no elenco do novo "Saw". O actor, que chegou a ser considerado, há duas décadas, para substituir Johnny Depp na popular série "21 Jump Street", é mais conhecido como actor de televisão, principalmente pelo biopic do multimilionário Donald Trump. Vamos ver como se sai o filho de portugueses criado no Canadá.



Sabe tudo aqui

Google