Saturday, March 31, 2007

Algéria rules!

Mais um filme que vale a pena uma ida ao cinema: "Dias de Glória" ("Indigènes"), nomeado este ano para o Óscar de melhor filme estrangeiro, pela Algéria. Tem estreia marcada para 24 de Maio.

O filme de Rachid Bouchareb percorreu extensa trajectória internacional, recebendo prémios do público e da imprensa especializada nos diversos países nos quais foi apresentado.

Após ser duplamente premiado no Festival de Cannes 2006, com o Prémio de Melhor Interpretação Masculina (colectivo ao conjunto de intérpretes) e o Prémio aos Valores Humanos, o filme recebeu posteriormente em França nove nomeações aos Prémios César. Em Espanha recebeu os Prémios do Público nos Festivais de Ourense, Saragossa e Valladolid, e Prémio da Imprensa no Festival Internacional de Cine Solidario de Madrid. Nos Estados Unidos foi nomeado aos Independent Spirit Awards, e finalmente confirmou seu reconhecimento com a nomeação a Melhor Filme de Idioma Estrangeiro na 79ª edição dos Óscares de Hollywood.

DIAS DE GLÓRIA trata de um tema extremamente pertinente à actualidade, relatando uma história oculta durante décadas sobre como um exército aliado recrutou a jovens nativos de suas colónias para utilizá-los como carne de canhão na II Guerra Mundial.

O filme
Quatro nativos das colónias se apresentam como voluntários ao exército francês, para lutar nos campos de batalha de África e Europa, onde além de enfrentar-se aos nazis, deverão sofrer a intolerância e o racismo de seus companheiros, seus superiores e seus supostos aliados, unicamente alimentados pelo sonho de glória e pela ilusão de viver na sua Pátria.

Uma grande produção de aproximadamente 15 milhões de euros vista por mais de 3 milhões de espectadores em França, o filme foi capaz de alterar a política social do governo francês. “Este é aquele raro filme que realmente foi capaz de mudar as coisas”, diz a revista Rolling Stone.


A imprensa comentou...
“O Cinema continua a marcar a vida real” REVISTA PREMIERE, PORTUGAL.

“Neste forte filme de guerra, o realizador faz com que realmente sinta a pressão.” ROLLING STONE, EUA.

“Com fortes imagens e ainda mais fortes emoções (..) um potente filme de guerra” HOLLYWOOD REPORTER, EUA.

"DIAS DE GLÓRIA tem um elenco de magníficos actores dos quais o realizador Rachid Bouchareb consegue arrancar uma verosimilhança impressionante."
EL PAIS, ESPANHA.

"DIAS DE GLÓRIA transpira convicção e põe as coisas em seu lugar“
LA VANGUARDIA, ESPANHA.


No comments:

Sabe tudo aqui

Google