Sunday, April 8, 2007

Os receios de Meirelles



Na conversa com o jornalista, Meirelles revelou estar a equacionar a possibilidade de colocar ao lado dos protagonistas Daniel Craig e Julianne Moore (suponho que o 'médico' e a 'mulher do médico') actores brasileiros como Rodrigo Santoro, Fernanda Montenegro ou Alice Braga, com quem já trabalhou em "A Cidade de Deus". O título, que por enquanto é "Blindness", não é definitivo.
No meio da sua insegurança, o realizador mostrou sinais de humildade ao assumir que fica satisfeito se o filme tiver "um quinto da qualidade" da obra de Saramago.



Sinceramente, eu também. "Ensaio sobre a Cegueira", um dos meus livros de referência, não deve ser de fácil adaptação cinematográfica. Eu preferia vê-lo em registo de "thriller", mas não no tom documental useiro nos trabalhos anteriores de Meirelles (que eu admiro). Por último, apesar de o autor não localizar o espaço da acção nem atribuir nomes às personagens (mais um entrave para o argumentista), gostava que Meirelles lhe conferisse um cunho português e que a cidade sobre a qual recai a cegueira branca fizesse lembrar Lisboa. Mas, tal como Meirelles afirmou, eu já me dou por satisfeito se o filme tiver "um quinto" daquilo que eu imaginei ao lê-lo.


No comments:

Sabe tudo aqui

Google