Sunday, May 27, 2007

Piratas com guelra


Discordo das vozes que auspiciam, com "Piratas das Caraíbas", a ressurreição de um género de cinema há muito arrefecido: as aventuras de impiedosos corsários por sete mares, que se confrontam ao estrondo ensurdecedor do canhão. A trilogia de Gore Verbinsky não se enquadra naquele género: é demasiado bizarra. Por este motivo, talvez esteja mais próxima de "Peter Pan" do que das odisseias de Errol Flynn.

"Piratas das Caraíbas: Nos Confins do Mundo" é a prova de que nem sempre uma sequela tem de ser inferior ao original. Neste caso, à semelhança do que se faz consecutivamente em Hollywood, a pirotecnia enche ainda mais o olho. Mas, a acompanhar a técnica, também as personagens estão mais apuradas, o argumento mais criativo e, por isso, a diversão é a dobrar. Verbinsky sabe o que faz, Depp diverte-se, Bloom e Knightley amadureceram. Os veteranos, como Rush e Nighy estão, como sempre, no ponto. E o crescendo de personagens secundárias torna a acção mais suculenta e atrevida. Aqui, ao contrário de "Spider-Man 3", oferece-se aos actores espaço para respirar - e representar -, poupando-os do sofrimento claustrofóbico dos efeitos visuais. O argumento, escrito com piada, e fiel às regras do bom entretenimento, suscita interesse mesmo a quem não seguiu escrupulosamente os dois filmes anteriores.

Nesta segunda sequela, embora os acontecimentos paralelos dispersem o espectador - há uma altura em que não se percebe bem quem é quem -, as sequências de acção frenéticas quase fazem esquecer de que estamos perante um "blockbuster" de quase três horas. É certo que o final delicoce deixa muito a desejar - quando imaginamos uma trilogia queremo-la encerrada e não um "preview" para um filme seguinte -, mas o que vimos anteriormente compensa. Uma ressalva: aguardem pelo fim dos créditos. Pelo que se dá a entender, Keira e Orlando passam a cartas fora do baralho. 3 estrelitas

2 comments:

Carlos Pereira said...

Estava a ver que não encontrava ninguém que tivesse gostado minimamente deste novo Piratas das Caraíbas. Grande Blog. Cumprimentos ;)

Bracken said...

Obrigado, Carlos. Também vou visitando o teu "Final Chapter". Quanto ao "Piratas", é como dizes: é muito fácil não gostar.
Abraço,
Bracken

Sabe tudo aqui

Google