Monday, October 1, 2007

As inseguranças de Meirelles


"Movies: Confidential" continua a acompanhar as filmagens de "Ensaio Sobre a Cegueira" (tenho plena certeza de que o filme baseado na obra de José Saramago será um sério candidato aos Óscares e é desta que Julianne Moore arrebata a estatueta). Fernando Meirelles acrescentou mais dois posts no seu diário onde, mais uma vez, denota uma certa insegurança de cineasta consciente da efemeridade do grande ecrã perante o brilhantismo e a intemporalidade de uma obra literária. Eu estou cá para dizer a Meirelles que confio cegamente no seu trabalho e só espero que capte a essência do livro, com mais ou menos "cocó". O resto é peanuts e todos sabemos que o tempo cinematográfico consegue ser cruel.

'“Ensaio Sobre a Cegueira” permite tantas leituras que a toda hora me pego conferindo se este ou aquele viés da história estão contemplados no que tenho filmado. Cada vez que me asseguro de um ponto, outras quatro dúvidas aparecem. – “Tudo, não teremos”, dizia meu avô. Mas bem que tento. Esse é um texto que gera muitas perguntas, mas nenhuma resposta, levanta questões sobre a evolução do homem, nos faz refletir criticamente mas não aponta direções. Cada um terá que descobrir o caminho por si só. É uma história pós-moderna. Creio que por ser assim tão aberto, este livro permite que cada um o leia projetando suas próprias questões e todas as leituras parecem fazer sentido. Não é à toa que tanta gente diz ser este o seu livro favorito. Quem me dera fazer um filme com 5% desta qualidade.'

in Diário de Blindness

No comments:

Sabe tudo aqui

Google